domingo, 21 de abril de 2013

AS ESCOLHAS DE DEUS (SERMÃO 20/04)



As escolhas de Deus
Gn 48:11-22
Amados irmãos as escolhas fazem parte de nossas vidas, escolhemos o time que queremos torcer por ele, escolhemos a cor predileta, escolhemos a roupa que nos agrada, escolhemos aquela que nos será por esposa, escolhemos o carro que nos agrada, a bíblia relata episódios de homens consagrados que erraram em suas escolhas, pois, “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9
Lemos um texto em que José leva seus filhos diante de seu pai Jacó para serem abençoados e podemos extrair algumas lições sobre escolhas para nossas vidas, vejamos:
1-José escolhe como homem V.12-13
Em ISm 16: 6-7 “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.”
           
Amados não questionamos o grande homem que foi José, sem dúvidas um dos grandes da palavra, no entanto nesta hora ele fica com a lógica, ou seja, a benção seria naturalmente do primogênito, assim dizia a tradição. Meus irmãos as coisas de Deus não são lógicas, muitos de nós tem errado e muito nas escolhas sobre o pretexto da lógica, “sempre foi assim, todos fazem assim, isso é comum”, no entanto,  mesmo José, homem de história extraordinária com Deus, imaginou estar escolhendo certo, mas Deus lhe surpreende.
2-Jacó escolhe a escolha de Deus V.14-17
               Amados Jacó era o patriarca, sobre seus ombros estava a incumbência de abençoar em nome de Deus, por isso José leva seus filhos até ele, meus irmãos o nosso mediador hoje é Jesus Cristo; “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 1 Timóteo 2:5”, ao fazermos nossas escolhas devemos apresenta-las a Ele em oração e súplicas, consulta-lo, senão, erramos e mesmo o perdão do todo poderoso não nos isenta das consequências das escolhas errôneas, apesar da decisão iluminada de Jacó, José tenta convencê-lo a mudar de ideia.
3-José questiona a Deus em Jacó V.17-18
Amados o projeto é de Deus na vida daqueles que o temem, de nada adianta fazer meus planos, segundo minhas próprias ideias, meus pensamentos limitado e depois pedir a aprovação de Deus, vejamos o que diz a palavra: Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Isaías 55:9”
Deus tem o melhor para nossas vidas, mesmo que no momento não o compreendamos.
4-Jacó reafirma a vontade de Deus V.19
Amados em todas as coisas Deus é soberano, “quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto pode perguntar a quem o fez: por que me fizeste assim?Rm9:20 Deus é fiel e sabe o que é melhor para nossas vidas, se você deseja uma vida próspera, feliz, submeta-se a vontade de Deus, assim pois como Jacó profetiza a José sobre seu filhos, Deus honra na história o patriarca.
Conclusão:
Efraim o mais moço, “Dos filhos de José, dos filhos de Efraim, as suas gerações, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra, Foram contados deles, da tribo de Efraim, quarenta mil e quinhentos. Números 1:32-33”
Manassés o primogênito, Dos filhos de Manassés, as suas gerações, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra, Foram contados deles, da tribo de Manassés, trinta e dois mil e duzentos. Números 1:34-35”

Nenhum comentário:

Postar um comentário