segunda-feira, 10 de junho de 2013

Como identificar um cristão verdadeiro?

Tema: Como identificar um verdadeiro cristão.
Texto: I Jo. 3:6-10.
Introdução:

Amados irmãos, o texto que nós lemos na palavra do Senhor narra exatamente isto que acabamos de falar. O texto diz quem é realmente de Jesus e quem não é. João fala que quem é de Jesus não permanece na pratica do pecado. Ele diz mais: Quem pratica a justiça é justo; quem pratica o pecado é do diabo.
Diante disso, nós queremos compartilhar com os amados irmãos sobre o seguinte tema: Como identificar um verdadeiro cristão?
Agora eu pergunto para o Marcio: Todas as pessoas que participam e frequentam a igreja são cristãos verdadeiros?
01. Coisas importantes, mas que não são evidencias de um cristão verdadeiro:
A) Ser batizado em uma igreja evangélica.
B) Frequentar uma igreja evangélica.
C) Dar o dízimo e ofertas.
D) Trabalhar e envolver com os ministérios da igreja.
E) Você pode fazer isso tudo e mesmo assim não ser um cristão verdadeiro.
 Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’". "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele. Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me". Lucas 18:20-22
Agora eu pergunto para o pastor Luiz: O que realmente identifica um cristão verdadeiro?
02. O que realmente caracteriza um cristão verdadeiro:
Amados irmãos muitas são as características de um cristão autêntico, genuíno, mas eu quero falar somente das que o apóstolo João fala no texto que nós lemos. Segundo o texto são quatro características do cristão verdadeiro. Então vejamos, um cristão verdadeiro é uma pessoa que:
A) Permanece em Cristo, (I Jo 3:6ª; Jo. 15:1-7). João disse: “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar assim como ele andou”. O cristão verdadeiro permanece em Cristo em toda e qualquer circunstância.
B) Não vive na prática do pecado, (I Jo. 3:6b; 9ª; I Ts. 4:3; I Pd. 1:15,16). O pecado na vida do cristão verdadeiro é um acidente e não uma rotina. O cristão verdadeiro não tem prazer em pecar. O cristão verdadeiro fica profundamente triste quando peca.
C) Não se deixa enganar, (I Jo. 3:7ª.). O cristão verdadeiro é firme na doutrina, conhece a palavra de Deus é aprovado no que faz, II Tm. 2:15.
D) Pratica a justiça, (I Jo. 3:7b.). O cristão verdadeiro ama a justiça. O cristão verdadeiro foge da injustiça.
Agora eu pergunto para o Marcio: Como saber que algumas pessoas que frequentam a igreja não são cristãos verdadeiros?
03. O que caracteriza que uma pessoa não é um cristão verdadeiro:
A) Vive na prática do pecado, (I Jo. 3:6). Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Co5:17
B) Não pratica a justiça, (I Jo. 3:10b.). O que é justiça?Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos. Sl 11:7
C) Não ama seu irmão, (I Jo. 3:10c.).O que é amor de verdade?Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1Jo 4:20
D) Filho do Diabo, (I Jo. 3:10). Como age?
João 8.44 diz assim: “Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras”. Só existem duas paternidades no mundo espiritual: ou se é filho de Deus ou filho do Diabo. Quem é seu pai? A quem você está obedecendo? Não ignore as sutilezas do Diabo, ele ainda quer matar, roubar e destruir.
04. Conclusão e aplicação:
Amados irmãos, queremos concluir a nossa mensagem de hoje com algumas aplicações praticas para todos nós:
A Bíblia é clara e pratica, não engana ninguém e não deixa ninguém enganado. Ela diz claramente como saber se somos crentes verdadeiros ou apenas frequentadores de igreja.
Agora meu amado você sabe o que você é. Se você é um cristão verdadeiro, genuíno você sabe. Se você é apenas uma pessoa que gosta da igreja, admira a igreja e frequenta a igreja você sabe também.
Se você se identificou como um cristão verdadeiro precisa dedicar-se cada vez mais na palavra do Senhor; II Pd. 3:18.
Se você se identificou como alguém que apenas usufrui dos benefícios da igreja; já é hora de você tomar uma decisão de render-se e entregar-se totalmente aos cuidados do Senhor.
Saiba, apenas ser batizado, frequentar a Igreja e dar o dízimo não é o suficiente para você ser um cristão verdadeiro. Tem gente que faz isso tudo, mas ainda não é um cristão verdadeiro.
Um cristão verdadeiro é alguém liberto do pecado, que não vive na pratica do pecado e permanece em Cristo, pratica a justiça e ama o seu irmão. Você é assim, então você é um cristão verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário